São lâminas que imitam a face do dente voltada para os lábios, sendo coladas nesta superfície do mesmo. As lâminas estéticas podem proporcionar mudança de cor, forma e tamanho dos dentes, bem como mascarar espaços entre eles, os diastemas. As facetas podem ser confeccionadas diretamente sobre o dente com o uso de resina composta, bem como o dente pode ser moldado e a faceta ser feita em laboratório, tanto de resina composta, quanto de cerâmica. Há dois tipos de facetas, as convencionais, que há um desgaste de até 1,8 mm de espessura da face externa do dente; como facetas “lente de contato”, feitas com cerâmica numa espessura muito fina de até 0,1mm de espessura. A indicação de um ou outro material, bem como o tipo de faceta, dependem de uma série de detalhes que um cirurgião dentista qualificado pode discutir com o paciente.
Clareamento é o tratamento dentário mais conservador. Desde que o uso do gel clareador seja orientado por um cirurgião dentista, é bastante seguro. Não há qualquer alteração mais significativa na estrutura do dente, mas o seu uso exagerado, principalmente no clareamento de consultório, há risco maior para a polpa do dente, que pode ter um processo de envelhecimento acelerado. É importante que a dor seja vista como um sinal de alerta, evitando exageros Mas, reiterando, o mais importante é ter a orientação sempre de um cirurgião dentista.
O implante dentário é constituído de uma estrutura biocompatível (como o titânio) colocada abaixo da linha da gengiva para substituir as raízes do dente, através de um procedimento cirúrgico. Em cima são moldados os dentes substitutos por meio de um trabalho protético. É uma solução recomendada para os casos de perda e/ou extração do dente, bem como quando o paciente apresenta problemas na função mastigatória, podendo substituir as próteses e/ou pontes móveis. Entre suas vantagens estão: maior conforto para falar e comer, aumento da segurança e da autoestima e embelezamento do sorriso. Contudo, vale ressaltar que o paciente deverá passar por exames clínicos e radiológicos, a fim de obter um diagnóstico criterioso e preciso antes de ser submetido a tal procedimento.
As coroas são utilizadas para cobrir inteiramente ou parte de uma coroa de um dente já danificado, ou colocadas sob um implante. Têm como finalidade conferir maior resistência ao dente e melhorar sua estética. Para combinar com as cores do dente a coroa deve ser feita de porcelana ou cerâmica, mas há ainda outras opções como: ouro, acrílico e ligais de metal.